Ave de rara aparição é resgatada
24/07/2017 16:30 - Atualizado em 25/07/2017 15:41
Ave foi solta no Parque Atalia
Ave foi solta no Parque Atalia / Secom - Macaé
Conquista para natureza. Depois de atrair olhares curiosos e ser resgatada neste último domingo no Mirante da Lagoa, em Macaé, a ave mãe-da-lua, conhecida como urutau, foi solta ontem, no Parque Atalaia. O resgate foi feito pelas equipes da Coordenação de Fauna, da secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, além da Guarda Ambiental. O urutau é reconhecido por ser uma espécie de hábitos noturnos restrita às regiões mais quentes e utiliza muito bem sua plumagem para se camuflar. De cor clara, a ave juvenil, foi encontrada sem ferimentos.
Após o resgate, a mãe-da-lua recebeu atendimento especial das equipes que a encaminharam para o Parque Atalaia, local que conta com maritacas e papagaios resgatados que estão em fase de reabilitação. De acordo com o coordenador de Fauna, Fernando Barreto, o urutau normalmente se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos ou em pé. “Por ter hábitos noturnos, a ave foi solta em uma área da mata mais escura. O urutau se destaca na natureza por ficar estático, não se assustando facilmente”, observa.
Urutau - A espécie é reconhecida por ser uma das aves de comportamento intrigante. Ela vive se abrigando em galhos e pedaços de madeira queimada ou ressecada. A razão disso é seu mecanismo de camuflagem: sua penugem é de cor muito parecida à da madeira seca, o que lhe permite passar despercebido, principalmente quando fecha os olhos.
Quem encontrar uma espécie da fauna silvestre, pode ligar direto para o telefone: 2772-3571 (Secretaria de Ambiente).
Lendas - O urutau é tido como nobre pelos moradores rurais por simbolizar força e pela forma como se protege dos perigos e dos predadores. A ave, por seu canto, figura entre várias lendas. Uma delas é que o urutau aparece na hora em que a lua nasce e seu canto triste se assemelha a “foi, foi, foi...”.
Origem do nome - Alguns pesquisadores argumentam que o nome da ave vem da união de duas palavras do guarani: guyra (ave) e taú (fantasma). Outros dizem que o nome é uma onomatopéia para o canto do pássaro: urutau, urutau, em notas graves e decrescentes.
(A.N.)
  • Ave foi solta no Parque Atalia

    Ave foi solta no Parque Atalia

  • Ave foi solta no Parque Atalia

    Ave foi solta no Parque Atalia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS

    Mais lidas
    Homem morre em grave acidente entre carro e caminhão na BR 101, em Campos

    Colisão foi registrada na noite dessa quinta-feira (10); outro acidente foi registrado, desta vez na Baixada Campista, e deixou um idoso de 72 anos gravemente ferido

    Militantes preparam recepção para o presidente Lula em Campos

    Uma carreata deve acompanhar a comitiva do presidente, do aeroporto até a UFF

    Felipe Melo visita CT e confirma projeto de reestruturação no Americano

    Representante do grupo Boston City, Renato Valentim também esteve presente

    Luto no samba com falecimento de Dadá do Parque Aurora

    Joceli da Silva Martins foi uma das figuras do Folclore e do Carnaval campista, atuando como presidente do Boi Nova Aurora

    Ex-vereadora Cecília Ribeiro tem casa invadida e roubada em Campos

    Foram levados R$ 67.500 em dinheiro, jóias e celulares; durante a ação, Cecília estava na residência com outras mulheres