Matheus Berriel
18/07/2017 18:17 - Atualizado em 21/07/2017 15:50
O Americano está classificado para as quartas de final da Copa Rio, competição em formato de mata-mata que reúne clubes das duas principais divisões do futebol do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (18), o Alvinegro garantiu a vaga ao vencer o Macaé por 1 a 0, no estádio Cláudio Moacyr, o Moacyrzão, pelo jogo de volta das oitavas de final. O único gol do confronto foi marcado por Paulista. Outro herói foi o goleiro Adilson, que defendeu um pênalti quando a partida ainda estava 0 a 0. No duelo de ida, Cano e Macaé haviam empatado sem gols. O adversário da próxima fase será o vencedor de Bangu x Serrano. A definição acontecerá nesta quarta-feira (19), no estádio de Moça Bonita. Na ida, os clubes ficaram no 1 a 1.
Jogando diante de sua torcida, com treinador novo e tendo a vitória como única opção para se classificar durante os 90 minutos, o Macaé foi para cima no começo. A primeira chance de gol surgiu aos seis minutos, mas Adilson já começava a se destacar do lado do Americano, com grande defesa. A principal do jogo aconteceu quatro minutos mais tarde, quando Thiago Viana fez pênalti em Lucas Gabriel. O atacante Cláudio Maradona bateu baixo, no canto direito, mas parou no goleiro alvinegro.
A cobrança defendida por Adilson fez o Americano acordar. Aos 15 minutos, o time chegou a abrir o placar, mas o gol foi anulado pelo árbitro Maurício Machado Coelho Junior. O restante do primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio.
Na volta do intervalo, foi a vez do goleiro do Macaé, Luis Henrique, ter trabalho. Em dez minutos, ele fez pelo menos três defesas. O Americano ainda colocou uma bola na trave antes de, enfim, fazer o gol da classificação. Após jogada de Daniel, Paulista completou para o fundo da rede, eliminando a possibilidade de disputa por pênaltis. Precisando da virada, o time da casa até esboçou uma pressão no fim, mas não teve êxito.
Com a classificação garantida na Copa Rio, o Americano volta agora suas atenções para a Série B1 do Campeonato Estadual, onde precisa de grande campanha no segundo turno para brigar pelo acesso à primeira divisão. Após a folga na primeira rodada, a estreia na Taça Corcovado está marcada para sábado (22), às 15h, contra o Artsul, no estádio Nivaldo Pereira, em Austin, distrito de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense