A economia dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 1,4% no primeiro trimestre de 2017, dois décimos a mais que o cálculo anterior, informou nesta quinta-feira (29) o governo americano em sua terceira e última estimativa do comportamento do Produto Interno Bruto (PIB). A informação é da EFE.
Este último cálculo da evolução do PIB dos EUA entre janeiro e março representa uma melhoria frente à debilidade do primeiro cálculo (0,7%) e a do segundo (1,2%). Apesar disso, a alta de 1,4% é inferior ao crescimento de 2,1% registrado entre outubro e dezembro do ano passado.
O crescimento do PIB nesta terceira estimativa foi impulsionado pela revisão para cima da despesa dos consumidores, que supõe dois terços da atividade econômica e cresceu 1,1%, em relação ao anterior cálculo de 0,6%, segundo o relatório do Departamento de Comércio.
As exportações no primeiro trimestre também cresceram mais do que o estimado anteriormente: 7% frente a 5,8% do relatório do mês passado.
Os EUA estão há 11 anos consecutivos com crescimentos anuais do PIB inferiores a 3%. Em 2016,o país cresceu apenas 1,6%, o menor ritmo desde 2011.