Paula Vigneron
28/06/2017 12:29 - Atualizado em 29/06/2017 13:16
Pacientes do setor oftalmológico do Hospital Beneficência Portuguesa tiveram exames e cirurgias desmarcados na manhã desta quarta-feira (28). Devido ao problema, o grupo fez um protesto em frente ao local, no cruzamento das ruas Salvador Corrêa e Barão de Miracema, após, segundo os usuários dos serviços, não conseguirem agendar procedimentos e atendimentos.
Joilson dos Santos Cerqueira, de 63 anos, relatou que foi ao hospital para marcar cirurgia oftalmológica. Ele fez a primeira, a laser, no início deste ano, após oito meses de espera. O idoso, agora, precisa fazer outras duas operações. As tentativas de marcação começaram no ano passado.
— Já houve marcação umas quatro, cinco vezes, e nada resolvido. Os papéis estão todos assinados. Em Campos, falta muita coisa. Precisamos de saúde, educação e transporte. O trabalhador sofre. Fazem a gente de besta. Marcam. Aí, chegamos aqui e dá essa confusão toda. A gente paga o pato. E não deram respostas. Fomos expulsos — lamentou, ressaltando não saber quando o atendimento será normalizado.
Pacientes protestaram na Beneficência
Pacientes protestaram na Beneficência
Pacientes protestaram na Beneficência
Pacientes protestaram na Beneficência
Pacientes protestaram na Beneficência
Outro paciente afetado pelo problema foi Hélio da Silva Prazeres, de 73 anos, que foi diagnosticado com catarata. Ele também tenta marcação na Beneficência há aproximadamente um ano. Mas, no caso do idoso, são necessários exames para a realização do procedimento cirúrgico:
— Mandaram vir, no dia 28 e 29, para marcar e saber quando vou fazer os dois exames que faltam. Dois, eu já consegui, mas, quando eu mostrar ao médico, ele vai recusar porque ficaram velhos. Aí, quando eu fizer os outros dois, ele também pode recusar porque está há muito tempo marcado.
A equipe de reportagem da Folha da Manhã tentou contato com o setor de oftalmologia da Beneficência, por telefone, mas, até a publicação desta matéria, não obteve respostas.
Já a Prefeitura de Campos, em nota, informou que vem mantendo todos os pagamentos relativos ao ano de 2017 da Beneficência Portuguesa em dia e, através de negociações quitou parte da dívida deixada pelo governo passado, para que os pacientes possam receber os atendimentos.
— Entendendo a necessidade de manter o atendimento aos pacientes a Prefeitura de Campos através do Núcleo de Controle e Avaliação da secretaria de Saúde de Campos assumiu a marcação de procedimentos médicos até que a marcação na própria Beneficência seja normalizada. A medida foi necessária porque um funcionário responsável pelas marcações na Beneficência Portuguesa não poderá realizar os procedimentos neste mês por motivo de licença médica, o que diminuiu consideravelmente a demanda de consultas — disse a nota.
A Prefeitura disse ainda que uma equipe do núcleo foi encaminhada à Beneficência para receber as pessoas que não conseguiram realizar as marcações nesta quarta-feira para que pudesse entrar em contato nos próximos dias e informar a data de realização dos procedimentos que necessitavam. As pessoas que tiverem interessadas em realizar as marcações, poderão se direcionar a sede do núcleo, que se localiza em frente a secretaria de Saúde.