Vacinação domiciliar contra febre amarela
01/06/2017 21:12 - Atualizado em 02/06/2017 13:39
Vacinação acontece o dia 26 de maio, em SJB
Vacinação acontece o dia 26 de maio, em SJB / Secom - SJB
Depois da confirmação do terceiro caso de febre amarela em humanos, há uma semana, e com a constatação de um caso da doença em macaco, a secretaria de saúde de Macaé intensificou a imunização da população com uma ação especial. O monitoramento domiciliar nas localidades e distritos da região serrana foi iniciado essa semana. O trabalho visa fazer uma busca ativa dos moradores que receberam ou não a vacina da febre amarela, buscando ampliar a imunização contra a doença.
— Estamos fazendo um bloqueio vacinal na região, considerada de risco para a doença, pois os três casos confirmados ocorreram na serra. Isso já é motivo para não haver restrições à vacina e todos os grupos devem ser imunizados, sejam idosos e gestantes — alerta a coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal Cin.
Ainda de acordo com Ana Paula, o trabalho consiste na vacinação dos moradores e na verificação do comprovante dos que já receberam, além de contar com o apoio logístico e de pessoal da Secretaria Adjunta de Defesa Civil. “Os dados consolidados serão encaminhados à Secretaria Estadual de Saúde para que, a partir das informações coletadas, seja feito o planejamento de novas ações”, explica.
Desde o dia 13 de março, a Prefeitura de Macaé está disponibilizando a vacina contra a febre amarela a toda população como medida preventiva, buscando criar um cinturão imunológico. O município já imunizou aproximadamente 180 mil pessoas.
Ultimo caso – há uma semana foi confirmado, pela secretaria de Estado de Saúde, o terceiro caso de febre amarela no município de Macaé. A vítima foi uma idosa, de 69 anos, residente da localidade de Serra da Cruz. Ela chegou a ficar 21 dias internada, mas já teve alta e passa bem. Com mais esse caso, o Estado já registra 17 casos confirmados de febre amarela, sendo sete óbitos. (A.N.) (D.A.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS