O prefeito de Macaé e presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Doutor Aluizio, mantém ritmo de ação para que a região não perca sua importância na cadeia produtiva do setor de petróleo, principalmente, agora, que todos os olhos estão voltados para o pré-sal, da Bacia de Santos. Na última terça-feira (13), ele esteve em Brasília com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quando explicou ao parlamentar a necessidade da indústria de óleo e gás voltar sua política de investimentos, urgentemente, para a Bacia de Campos, que passa por queda de produção nos campos maduros e falta de política de novos investimentos. O município, ainda prepara para o próximo dia 20 a abertura da maior feira do setor realizada no país, a Brasil Offshore.
Em Brasília, o prefeito pontuou que os moradores de Macaé e região clamam pelo olhar do governo federal que, ao mesmo tempo, é econômico e político.
— Rodrigo Maia é um dos maiores expoentes da política nacional. Hoje, em Brasília, pude explicitar que esta demanda pelo ressurgimento da Bacia de Campos, através de várias empresas multinacionais já instaladas na nossa cidade e com capacidade reconhecida, é uma luta política. E com o apoio dele acreditamos estar próximos deste novo momento — disse Dr. Aluizio.
O prefeito acredita que somente com investimentos na atividade do petróleo será possível superar a crise que Macaé e os municípios da região atravessam. “Com os novos investimentos, vindos das prestadoras, conseguiremos dar empregos há 25 mil pessoas em toda região. Seja diretamente no petróleo, na hotelaria ou no comércio. A única forma do estado e o país saírem da crise é através de novos empregos. É o início de um novo tempo”, ressalta.
A expectativa no momento é com a realização da nona edição da Brasil Offshore que atrai olhares para Macaé.
Feira prever movimento de R$ 250 milhões
A Brasil Offshore, Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás é o terceiro maior evento de petróleo do mundo. Os preparativos estão a todo vapor no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. O evento acontecerá de 20 a 23 de junho, das 14h às 21h.
A estimativa para esse ano é receber 550 marcas expositoras, 53 mil visitantes e movimentar R$ 250 milhões em negócios, em 40 mil metros quadrados de evento. Nesta edição, tanto os visitantes e quem planeja fazer investimentos terão a oportunidade de ampliar sua rede de contatos e gerar novas parcerias.
Preparação para evento no Centro de Convenções
Preparação para evento no Centro de Convenções
Preparação para evento no Centro de Convenções
Preparação para evento no Centro de Convenções
Preparação para evento no Centro de Convenções
Empresas — Entre os nomes já confirmados para a feira estão Petrobras; Petrustech, referência no fornecimento de serviços essenciais para apoiar a indústria internacional de energia; a Wärtsilä Brasil, multinacional finlandesa em soluções e prestação de serviços para navios; o Estaleiro Mauá, de plataforma portuária industrial; NUCLEP, de equipamentos pesados, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Tiger Rentank do Brasil, de locação de equipamentos homologados para logística offshore.
A programação e o credenciamento para a Brasil Offshore Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás estão no site www.brasiloffshore.com.
Braço do ministério da Educação no evento
O governo federal também estará participando da feira de óleo e gás através do Instituto Federal Fluminense. A secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) estará com um estande no evento, junto com os cinco Polos de Inovação dos Institutos Federais, incluindo o Polo de Inovação Campos do IFFluminense – Embrapii.
No estande, de 84 metros quadrados, situado em uma área nobre da Feira, serão expostos os projetos inovadores bem-sucedidos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, além da divulgação de atividades e prospecção de parcerias por parte dos Polos de Inovação dos Institutos Federais (IFs). O evento contará com exposição de mais de 550 marcas e deverá reunir mais de 52.000 visitantes e compradores qualificados.
Realizada dentro da principal Bacia de Exploração de Petróleo e Gás do Brasil, a Brasil Offshore é o terceiro maior evento da área no mundo e o maior do Hemisfério Sul. Com temáticas multidisciplinares, a Feira contempla diversas áreas da Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) e todas as áreas dos Polos de Inovação dos IFs: Ambiental (IFFluminense); Metal-mecânica (Ifes); Saúde (IFBA); e Sistemas Embarcados (IFMG e IFCE). (D.P.P.) (A.N.)