Material em falta no PU de Guarus
Jane Ribeiro 16/05/2017 21:25 - Atualizado em 18/05/2017 13:51
Pacientes e funcionários que trabalham no Posto de Urgência (PU) de Guarus, no Parque Jardim Carioca, denunciaram, na manhã dessa terça-feira, a falta de materiais para limpeza do dia a dia. Segundo eles, itens básicos como sacos de lixo, sacos específicos para a remoção de lixo hospitalar, panos de chão, desinfetantes, papel toalha, papel higiênico e sabão estão em falta há cerca de uma semana. No momento em que nossa equipe esteve no local e aguardava atendimento do responsável da unidade, uma limpeza começou a ser feita na sala de espera. No entanto, ninguém que respondesse pela unidade atendeu a equipe.
A paciente Maria das Graças Pereira, 52 anos, informou que todos que estiverem ali correm risco de vida pela falta de limpeza aparente.
— Tosses e espirros são comuns nos corredores e nas salas de espera aqui. Se a recomendação é se proteger do contágio com limpeza das mãos, quem procura por produtos de assepsia nesses locais fica à mercê da sorte. Foi só saber que vocês estão aqui que eles mandaram limpar a recepção. A equipe deveria vir aqui todos os dias, mas sem se identificar — disse a paciente.
Outra reclamação feita pelos pacientes é quanto à falta de copo descartável para beber água. Fabiano Corrêa Mariano, 34 anos, disse que é comum não haver o material.
— Eu venho sempre aqui e não encontro copo descartável para beber água. O copo que tem é comunitário, se a gente vem para se curar de alguma enfermidade está sujeito a contrair outra muito mais grave. Isso aqui é um absurdo. Eu não bebo nesse copo e quando a gente pede eles dizem que não tem. Até quando vamos ter que nos submeter a isso? — disse revoltado.
Em nota, a superintendência das Unidades Pré Hospitalares (UPH) da Fundação Municipal de Saúde informou que “a ausência naquele momento de material de limpeza na UPH de Guarus foi uma questão pontual e já foi solucionada”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS