O forte calor de Teresina foi o maior adversário do ciclista Afonso Celso Pacheco na prova desse domingo, na capital piauiense. Ainda assim, o pedalista chegou em segundo lugar na disputa, somando mais 30 pontos para o somatório no ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo, na categoria máster.
“Foi uma prova dura, de 100km debaixo de um calor de 40 graus. Mesmo assim, mantive-me no pelotão de frente e, faltando 20 km para o fim, comecei a sentir câimbras. A um 1km da chegada, as dores aumentaram. Treino todos os dias às 5h da manhã. Nesse período do dia a temperatura em nossa região é baixa. Senti o calor, mas ainda assim fiquei em segundo lugar, conquistando mais 30 pontos para o ranking brasileiro”, comentou.
O próximo desafio será domingo, no Espírito Santo, onde disputará uma prova também de 100km com saída de Vitória e chegada em Anchieta. A prova em solo capixaba é conhecida do atleta campista que venceu a disputa por três vezes, em 2014, 2015 e 2016.
No último dia 21, Afonso Celso ficou em terceiro em Cariacica, numa prova de montanha, que não é sua especialidade. Porém, o pedalista conseguiu somar mais 30 pontos no ranking nacional, onde se encontra nas três principais colocações em sua categoria.