A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (3), o registro de mais um produto biológico para tratamento de diabetes mellitus tipo 2. O registro do Xultophy, inédito no Brasil, foi publicado no Diário Oficial da União.
O Xultophy é indicado para o tratamento de adultos com diabetes mellitus tipo 2 e trata-se de um composto formado pela combinação entre a insulina degludeca e a liraglutida.
O medicamento, quando combinado com hipoglicemiantes orais, auxilia no controle glicêmico do paciente. O Xultophy atua em conjunto com outros hipoglicemiantes orais quando estes não fornecem o controle glicêmico adequado.
Medicamento genérico
Na última segunda-feira (27), a Anvisa aprovou o registro do genérico dapagliflozina, também utilizado para o tratamento de diabetes tipo 2. A medida é uma nova opção de controle glicêmico dos pacientes.
A substância é indicada junto a exercícios físicos e à dieta alimentar para melhorar o controle dos níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. O medicamento genérico foi registrado pela empresa Astrazeneca do Brasil Ltda.
A dapagliflozina não deve ser usada no tratamento de pessoas com diabetes mellitus tipo 1 ou, ainda, no tratamento de cetoacidose diabética. O produto é contraindicado, também, caso o paciente tenha problemas renais ou doenças cardiovasculares. (A.N.)