O Macaé está classificado para os playoffs do Novo Basquete Brasil. A vaga foi confirmada na tarde deste sábado (1º), com a vitória maiúscula por 99 a 65 no confronto direto com o Minas Tênis Clube, encerrando com chave de ouro a arrancada na reta final da fase classificatória. A partida foi disputa no ginásio Juquinha, em Macaé.
Precisando vencer a qualquer custo, o representante do Norte Fluminense começou com tudo. Só no primeiro quarto, abriu uma vantagem de 12 pontos, com 27 a 15. No segundo quarto, o Minas tentou encostar, mas os donos da casa se recuperaram e recolocaram a diferença em dois dígitos.
Comandado pelo norte-americano Kendall Anthony, o Macaé voltou ainda mais forte do intervalo e fechou o terceiro quarto vencendo por 70 a 50. Já no último quarto, deslanchou e fez mais 29 pontos, sofrendo apenas 15, para festa da torcida, que vibrou muito com o triunfo.
Como tem sido rotina nos jogos do Macaé, Kendall Anthony foi o cestinha, com 20 pontos. Ele ainda deu nove assistências e teve 29 pontos de eficiência, a maior marca da partida. Além disso, terminou a fase classificatória como maior pontuador da competição e receberá o Troféu Oscar Schimidt desta temporada.
Outros jogadores também tiveram atuações importantes na construção da grande vitória macaense. Simmons e Lupa marcaram 14 pontos, enquanto Thiaguinho e Rafa Moreira tiveram ótimos aproveitamentos nas bolas de três e contribuíram com 12 pontos, cada.
O resultado deixou o Macaé na 12ª colocação. O adversário nas oitavas de final será o Bauru Basket, que se classificou em quinto. O primeiro jogo da série está marcado para a próxima quarta-feira (4), no Juquinha.
Os demais representantes do Rio de Janeiro também estão garantidos nos playoffs. Apesar de perder por 77 a 71 para o Brasília, em Manaus, o Flamengo já tinha assegurado a liderança e está aguardando seu adversário nas quartas de final. Já o Vasco venceu o Pinheiros por 81 a 72, em São Paulo, e fechou a primeira fase em nono. Nas oitavas, o Cruzmaltino terá pela frente o próprio Pinheiros. O primeiro duelo será terça-feira (4), em São Januário. (M.B.) (A.N.)