Chequinho: Thiago Virgílio e Vinicius Madureira também condenados
18/01/2017 15:02
Folha da Manhã
Thiago Virgílio / Folha da Manhã
Folha da Manhã
Vinicius Madureira / Folha da Manhã
O juiz Eron Simas condenou mais dois eleitos acusados de envolvimento no “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por votos: Thiago Virgílio (PTC) e Vinicius Madureira (PRP).
Com a decisão eles ficam inelegíveis por oito anos, além de terem seus votos anulados. Por envolvimento na distribuição irregular do programa social, Thiago não foi diplomado e, consequentemente, não foi empossado. O juiz Eron Simas ratificou a decisão de não expedir o documento, que na situação de Madureira foi cassado.
Na semana passada, Roberto Pinto (PTC), Jorge Rangel (PTB) e Ozéias (PSDB) também foram condenados no que o juiz classificou como “um dos maiores e mais audaciosos esquemas de compra de votos de que se tem notícia na história recente deste país. Pior: tudo às custas de dinheiro público”. Nessa segunda-feira, também foram condenados Jorge Magal (PSD) e Miguelito (PSL). Nessa terça, foram conhecidas as condenações de Linda Mara e Cecília Ribeiro Gomes.
A Câmara emitiu nota nessa terça informando que ainda não foi comunicada sobre as decisões da Justiça. O posicionamento oficial não traz muitas novidades, já que é bem parecido com que o procurador da Casa, Robson Maciel Júnior, já havia informado à Folha. Marcão fala sobre possível retotalização dos votos e novo quociente eleitoral. Já o advogado João Paulo Granja informou ao blog que “o entendimento hoje predominante no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é de que nas hipóteses, como a dos autos, de ocorrência de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, os votos são válidos, vindo a ser destinados ao partido ou coligação do candidato que teve seu registro cassado”.
Dos onze eleitos já julgados, faltam as sentenças de Thiago Ferrugem (PR) e Kellinho (PR).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    arnaldoneto@fmanha.com.br

    BLOGS - MAIS LIDAS

    • Blog Nino Bellieny

      Equipe de Notáveis Visita o Presídio Há 39 min

      Preto no Branco

      Estado promete pagar salário de dezembro da Segurança Há 49 min

      Blog do Arnaldo Neto

      Linda Mara condenada por distribuição fraudulenta do Cheque Cidadão Há 17 min

    Mais lidas
    Suspeito de estuprar uma mulher é preso em flagrante em Itaperuna

    De acordo com a PM, a vítima foi encontrada nua e pedindo socorro em uma rua da cidade

    Nova gestão do Americano demite técnico Marcelinho Paraíba e dispensa 10 jogadores

    Técnico foi apresentado na semana passada, no dia 25 e não chegou nem a estrear

    Americano: Tolentino Reis é destituído em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda

    De acordo com a decisão da Assembleia, Laila Póvoa, vice-presidente, assume a presidência do clube, embora a confirmação burocrática ainda dependa de formalidades

    Caio: '"Wladimir com Eduardo Paes seria a chapa dos sonhos"

    Deputado afirma que disputará pelo grupo a federal ou estadual; diz que não há condições do presidente falar que não é para comprar ovo; e afirma que Bacellar preside a Alerj e governa o Estado ao mesmo tempo

    Prumo, Porto do Açu e Ferroport lançam Programa de Estágio 2025 com vagas em São João da Barra

    As inscrições podem ser feitas até 25 de abril.; Entre os benefícios disponíveis estão bolsa auxílio competitiva, vale refeição, vale transporte, entre outros