O Facebook anunciou que vai combater o compartilhamento de informações falsas na sua plataforma usando uma ferramenta para sinalizar as notícias cuja veracidade esteja em discussão.
No seu perfil da rede social, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, divulgou a nova medida contra a avalanche de notícias sem embasamento na internet:
Zuckerberg reconheceu os desafios que o Facebook deve enfrentar, já que o site é mais do que “um distribuidor de notícias”. Para ele, sua rede social é “um novo tipo de plataforma para o diálogo público”.
A nova ferramenta consistirá num pequeno sinal de advertência colocado ao lado das notícias consideradas duvidosas.
Verificadores independentes serão responsáveis por analisar as notícias que os usuários denunciarem como falsas e incorporar o sinal de alerta se, efetivamente, se tratar de uma informação potencialmente mentirosa.
As que forem classificadas dessa forma terão menos probabilidade de aparecer no feed de notícias, ressaltou a rede social.
Além disso, os verificadores independentes disponibilizarão um link explicando por que a informação compartilhada não é verdadeira.
No blog do Facebook, o gerente da empresa, Adam Mosseri, afirmou que este é apenas um passo que a plataforma está dando para combater o compartilhamento de notícias falsas e boatos: “Aprenderemos com esses testes e vamos ampliar essas ferramentas com o passar do tempo.”
A novidade responde ao desejo do Facebook de driblar mentiras na internet, especialmente após a proliferação de notícias falsas durante a campanha presidencial nos Estados Unidos.
O exemplo mais extremo disso foi a divulgação de um tiroteio que aconteceu no último dia 4 em Washington, quando um homem armado entrou em uma pizzaria para investigar por “ele mesmo” uma suposta rede de prostituição infantil vinculada à ex-candidata presidencial democrata, Hillary Clinton, nesse estabelecimento.
Outra informação falsa divulgada durante as eleições americanas foi a de que o papa Francisco teria anunciado apoio ao candidato republicano Donald Trump, o que de fato não aconteceu.
Durante a campanha americana, o Facebook foi acusado de não ter tomado providências eficazes contra a proliferação de notícias falsas na rede. Zuckerberg, na época, negou que notícias falsas disseminadas pela rede social possam ter influenciado o rumo das eleições.
Ele também rejeitou as especulações de que usuários da plataforma vivam em espécies de “bolhas”, onde só recebem noticiário e perspectivas que reflitam seus pontos de vista.
“A ideia de que o noticiário no Facebook, que representa uma pequena parcela do conteúdo, influenciou as eleições de alguma maneira me parece um pouco absurda”, disse durante uma conferência de tecnologia na Califórnia.