A música contribui com o processo de ensino dos alunos da rede municipal de Macaé, se tornando elemento agregador no estudo de outras disciplinas. Independente de formar músicos ou não, o aprendizado musical nas escolas reforça a concentração, a disciplina, o desenvolvimento do trabalho em grupo e leva a cultura para a comunidade escolar.
Joilson da Fonseca, de 12 anos, melhorou seus resultados na escola. O estudante do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa) se orgulha de ter melhorado as notas depois de ter ingressado na Corporação Musical Jamil Andrade Dias.
Além de ficar mais disciplinado, o menino, que toca bumbo, também incentivou outros colegas a fazer parte da banda. “Adorei a banda. Amo música. Depois que entrei, meus amigos também quiseram participar. Fiz novas amizades e melhorei nas disciplinas de Matemática e Artes”, conta. Da mesma opinião é Sabrina dos Santos, de 13 anos. A aluna, que toca escaleta, diz que depois que se dedicou ao instrumento, melhorou o comportamento na escola e em casa.
— Gosto muito da banda, de tocar e fazer apresentações. Minha mãe me elogia, pois estou ajudando não apenas meus colegas na escola, mas nos afazeres de casa — , destaca a menina. Ela e os demais integrantes vão se apresentar na programação de Natal da secretaria de Educação, hoje (16), em frente à antiga sede da Câmara.
Em Macaé, a implementação da música nas escolas segue a lei 13.278-2016, que inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos da educação básica. A nova lei altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelecendo prazo de cinco anos para que os sistemas de ensino promovam a formação de novos professores. (A.N.)