HISTÓRIA DO CÓDIGO MORSE
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Desenvolvido em 1835, pelo pintor e inventor
Samuel Finley Breese
Morse, o Código Morse é um sistema binário de representação à distância de números, letras e sinais gráficos, utilizando-se de sons curtos e longos, além de pontos e traços para transmitir mensagens.
Esse sistema é composto por todas as letras do alfabeto e todos os números. Os caracteres são representados por uma combinação específica de pontos e traços, conforme exposto na tabela acima. Para formar as palavras, basta realizar a combinação correta de símbolos.
As mensagens são transmitidas por meio e intervalos de som (apito) ou luz (lanterna), podendo ser captadas por diversos aparelhos, como, por exemplo, o radiotelégrafo e o telégrafo. Esse meio de comunicação foi muito utilizado por marinheiros durante o século XIX. O primeiro registro de resgate marítimo depois de pedido de socorro utilizando o Código Morse ocorreu em 1899, no Estreito de Dover.
Em meados do século XIX, a utilização do Código Morse se popularizou rapidamente, atingindo praticamente todos os países europeus. Em 1865, após a realização de algumas modificações no sistema, o Congresso Internacional Telegráfico regulamentou o Código Morse Internacional, que proporcionou maior dinamismo às comunicações.
Com a invenção do telefone, no fim do século XIX, o Código Morse caiu em desuso. O desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação mais eficazes desencadeou a substituição desse sistema por outros aparelhos. Na França, por exemplo, o Código Morse deixou de ser utilizado pelas grandes navegações desde 1997.
*Graduado em Geografia
FONTE-Brasil Escola

1. UM TRAÇO É IGUAL A TRÊS PONTOS.
2. ESPAÇO ENTRE AS PARTES DAS MESMAS LETRAS É IGUAL A UM PONTO.
3. O ESPAÇO ENTRE DUAS LETRAS É IGUAL A TRÊS PONTOS.
4. O ESPAÇO ENTRE DUAS PALAVRAS É IGUAL A SETE PONTOS.
https://www.youtube.com/watch?v=Q1vvKDHGAy8
APROVEITE PARA DECORAR O ALFABETO MILITAR
VEJA
AQUI