O estado do Rio já é o segundo maior consumidor de vinho per capita do país, com 3,4 litros de consumo ao ano por pessoa. O líder é o Rio Grande do Sul, maior produtor de vinho nacional, com 3,8 litros. Em terceiro vem São Paulo, com 2,75 litros per capita.
Por ser o estado mais populoso do país, com 44,4 milhões de pessoas, representando 21,7% da população brasileira, São Paulo é o maior consumidor geral, mas fica em terceiro lugar no consumo por pessoa. Os dados incluem consumo de vinhos de mesa e de vinhos finos.
O Rio tem maior consumo de vinhos finos, de qualidade, enquanto que no Rio Grande do Sul, de colonização européia, há grande consumo de vinho de mesa. A média no país é de 1,8 litros por pessoa.
Para efeito de comparação, os nossos vizinhos Uruguai, Argentina e Chile tem média de 26, 24 e 19 litros per capita, respectivamente. Na França, são 46 litros, enquanto que em Portugal e Itália são 42 litros. O país de maior consumo é o Vaticano. Confira aqui a lista completa por país.
Fontes: Revista O Globo, Vinhopedia e Wine Institute